sábado, 15 de novembro de 2008

Assim é.

Mãe tem um lance de defender idéias que ela tem CERTEZA que são corretas e, se lhe perguntam, não sabe de onde tirou exatamente: se já leu, se sonhou, se aprendeu em outra vida, se alguém contou. Mas eu lhes conto: a fonte chama-se instinto.
No entanto, existem N questões que mesmo com fontes científicas, há quem desconfie (e isso é sempre bom!) e finja não ser assim, tão relevante discutir.
Amamentação faz bem pro bebê. Simples assim. Profundo assim: é simplesmente algo que faz muito bem pro seu filho. Precisa de mais algum motivo? ;-)

Amamentação 'pode aumentar a força do pulmão de bebês'

Bebês se esforçam mais para mamar no peito do que na mamadeira.
Amamentados por quatro meses têm melhor funcionamento do pulmão.

Da BBC

O simples esforço físico feito pelos bebês durante a amamentação pode deixá-los com pulmões mais fortes durante a infância, sugere um estudo realizado por pesquisadores americanos e britânicos.
O estudo, realizado com crianças de dez anos de idade, descobriu que aquelas que haviam sido amamentadas por pelo menos quatro meses tinham um funcionamento muito melhor do pulmão.

A pesquisa, publicada na revista acadêmica Thorax, sugere que diferenças na duração e na mecânica envolvidas na amamentação e no uso da mamadeira podem ser parcialmente responsáveis.

Estudos anteriores já provaram que a amamentação protege bebês de problemas respiratórios no início da vida, mas a relação com a força do pulmão durante a infância é menos clara.

Um total de 1.456 bebês da Ilha de Wight, na Inglaterra, foram acompanhados até completar dez anos de idade. Um terço deles foi amamentado por pelo menos quatro meses e, em média, essas crianças podiam expirar mais ar de maneira mais rápida depois de inspirar profundamente.

(...)


foto: Maristella se exercitando. Uma hora a virada sai!

Mais uma: alimentos industrializados não são, em sua quase totalidade, boas fontes nutricionais para as crianças. E mais: além de não nutrirem adequadamente, ainda podem trazer prejuízos à saúde.

Especialistas apontam crescimento no índice de pedra nos rins em crianças

da Folha de S.Paulo

Crianças estão sofrendo mais de pedra nos rins. É o que constatam os especialistas, que observam aumento do número de casos de cálculo renal em seus consultórios. "Não há um trabalho científico brasileiro que mostre esse fato, mas é possível afirmar isso com base em conversas com outros urologistas. Atendo uma criança por dia com pedra no rim. Alguns anos atrás, havia um caso por mês", diz Miguel Zerati Filho, chefe do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia.


As mudanças dos hábitos alimentares são uma das causas do aumento da incidência do problema. É que a dieta mais rica em alimentos industrializados e pobre em ingestão de água favorece a formação de cálculos.

Refrigerantes e sucos artificiais, além de oferecerem sódio, contêm corantes, que também contribuem para a formação dos cálculos renais.

3 comentários:

Sabrina Camargo disse...

poie é...
tem coisas que ninguém precisa contar e de fato, não é preciso ser nem ao menos inteligente pra saber.
o leite da màe é melhor, porque já foi feito pra isso. o alimento natural é melhor, porque já foi feito pra isso.
Arthur só mama o leite materno e já vai fazer 9 meses. só come frutas, legumes e alimentos naturais e sua saude é de ferro.
(Tirando a gripe viral que ele pegou na praia....rsrsrs)
Mas enfim, td que é bom é bom mesmo...e isos é fato..
A Maristella tá linda Lá...
Logo a viradinha sai que sai..
bjooss..

Frozó disse...

Sá, que alegria que o Arthur desfruta há 9 meses do leite da mamãe!
Eu acabei vacilando em alguns pontos da extração do LM e acabei inserindo o LA... que tristeza.. mas para tentar curar esse meu vacilo, Maristella tem livre demanda com o tetê e é sempre um momento mto especial.
bjs proceis!

Kalu disse...

lindo blog! Ser mãe é bom demais....