quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gosto, não gosto! - Papinhas


Perninhas cruzadas, mão no joelho e ouvidos atentos na conversa! Adora "comer" uma conversinha! Vai ser faladeira, será?

Já estamos na papinha, embora 97% da alimentação dela ainda seja leite, artificial :-( e materno :-).
E não é que os bebês realmente já demonstram preferência por sabores? Quem imaginaria que uma bebezinha ia gostar, de cara assim, de goiaba! Desde a primeira vez que experimentou. Sei lá, pensava que ela iria gostar mesmo de banana, melão, mamão papaya. Mas ela já elegeu a goiaba e em segundo lugar a banana. Maçã e pêra não agradaram muito, mas não insisti também. O lance é variar ao máximo para que ela conheça muito sabores.
Das salgadinhas, purê de batata com cenoura foi super bem aceita. Mas também já provou papinhas de chuchu, abobrinha, tomate e polenta. Quase vomitou com a de mandioquinha ou cará (ou batatinha baroa no Rio de Janeiro, né?) pondo a lingua pra fora (hahaha), quando eu apostava que ia agradar (entendo tuuudo, tá vendo só?)! Enfim, tudo com pouco sal e temperado com azeite bom.
Sal??? Se espantariam muitas mães se lhes contassem. É. Teoricamente, eu não usaria sal, apenas temperos por um bom tempo. Mas quem disse que não faz diferença? Para ela faz: come melhor quando tem uma pitadinha de sal. Aqui em casa usamos o sal marinho (menos refinado e com menor teor de sódio), em pouca quantidade. Na comidinha dela, uma pitadinha da pitadinha.
Falando assim, de papainhas de frutas, papinhas salgadas, preferências etc, você imagina que ela come que é uma beleza? Esqueci de dizer! Ela come como um passarinho. Imaginem um pires. Faça um círculo só no fundo do pires. Eis a porção de papa que ela come - nem sempre inteira - o que dá uma colher de sopa. Tudo bem, não ando me preocupando muito com isso, ela vem melhorando dia a dia. Ela é mignon (como os pais), mas está se desenvolvendo muito bem, obrigada! Senta-se, olha quando a chamamos pelo nome e agora o sorriso gostoso tem amiguinhos novos: os 2 primeiros dentinhos de baixo! Êêêêê! :)))) Em breve compartilharemos!

Um comentário:

Erico Moura disse...

Um dia, quando meu irmão era um pouquinho maior que sua pequena, minha mãe pediu para eu dar uma laranja lima para ele chupar.. Eu descasquei a laranja, e dava para o guri provar, e ele fazia caretas horriveis!!!

Provei a laranja, e vi o problema: tinha dado uma laranja pera, azedissima, para ele! Tadinho do gurizim!

beijos, Larissa e Maristella